DICAS LITERÁRIAS PARA AUTORES INICIANTES

Eu sou escritor desde 2015 e já publiquei dezenas de livros nas principais plataformas independentes. Isso significa que sou eu mesmo quem preparo meus livros digitais e impressos de capa a capa, nunca gastei dinheiro pagando nenhum tipo de profissional desta área. 

Sou meu próprio capista,diagramador, editor, divulgador (faço uso dos divulgadores de URL e links grátis ou pagos disponíveis na internet) e te garanto que vendo muito bem minhas obras. 

Comecei usando o word 2016 e hoje uso a versão paga do 2021 (você pode comprar por até 70,00 em sites especializados aqui mesmo pelo Facebook ou na internet). Veja só, eu decidi me tornar um autor de livros e partir para aprender como prepara-los por inteiro.

 O primeiro passo foi conhecer como funcionam as plataformas independentes. Depois, fui aprender a preparar as capas de meus livros através dos programas que elas fornecem gratuitamente lá mesmo na plataforma. Comecei na Amazon. As imagens não podem ser as disponíveis no Google por causa dos direitos autorais, então descobri que existe o banco e imagem Pixabay que fornece milhares de imagens grátis e livres para autores. 

Fui aprender fazer diagramação de livros na Faculdade do Autor na Amazon, todo o aprendizado é de graça. Baixei o Kindle Create e lá aprendi a preparar e publicar livros mais facilmente na plataforma, mas aí percebi que por lá não se ganha dinheiro, então conheci a melhor plataforma gratuita do mundo, onde você pode vender seus livros físicos de graça para o mundo todo através da maior distribuído de livros impressos que existe, o INGRAM. O autor pública pela Blurb e o INGRAM distribui e vende. 

Mas havia um problema, tem que ser em PDF, eu não sabia como diagramar e preparar esse tipo de documento. Então, fui apanhar no word, aprendendo a fazer tudo o que a plataforma Blurb exigia. Mandava o PDF e o sistema deles recusava, mostrava erro de diagramação, no formato de fontes, tamanho, etc. Finalmente, identifiquei a área onde ensina sobre as especificações e coloquei o tamanho, margens, fontes adequadas no word e pronto, tudo deu certo. Hoje, chego a receber até $ 20. 000 (vinte mil dólares) por ano em venda de livros ( calcule este lucro, levando em conta o valor do dólar hoje, cerca de 5 reais) e vivo exclusivamente deste trabalho. Ou seja, hoje sou escritor por profissão. 

Na verdade, só estou tentando lhes dizer uma coisa: Para se tornar um autor profissional e viver disto não basta apenas pagar designers caros para deixar sua capa de livro linda, nem escolher entre livrarias físicas ou plataformas, mas saber onde é o melhor local para publicar sua obra e na minha opinião a Blurb é a melhor do mundo, pois vende bastante porque tem contrato com cerca de 300 mil livrarias físicas e online, bibliotecas e milhões de leitores.

 Outra coisa: Ame seu dom de escrever e se esforce para se tornar um escritor completo, daqueles que não só escrevem histórias, mas entende tudo sobre o livro que pública. Aprenda a preparar você mesmo suas obras, faça cursos, entenda de word, indesign, fotoshop, diagramação, como traduzir livros em word pelo Google (meus livros são vendidos nos EUA, DA EUROPA ATÉ A CHINA em três idiomas no formato físico) Capacite-se e esteja pronto para criar suas obras de capa a capa, pare de gastar com profissionais da área literária, aprenda a fazer o que eles fazem no seu próprio computador. Comecei pela Amazon, Clube de Autores, depois fui a diante e cheguei onde estou agora, na Blurb,l. Faça como eu, viva de seu trabalho como autor.

Comentários