COMO ALCANÇAR SUCESSO LITERÁRIO

Atuar no mundo literário e se tornar um escritor no intuito de alcançar reconhecimento e sucesso exige bem mais que apenas experiência naquilo que nos propomos a fazer. Existem centenas de autores no nosso país e no mundo que são verdadeiros gênios na criação de lindas e impactantes histórias de ficção que poderiam arrancar lágrimas de seus supostos leitores e colocar seus nomes no rol da fama literária, contudo, na maioria dos casos seus livros não saem das prateleiras.

Já cheguei a conversar com alguns colegas que se dizem desistimulados em prosseguir com o sonho de um dia ver suas obras fazendo sucesso. Outros, pulam de alegria por conseguirem vender cinco ou dez livros ao ano através das plataformas independentes ou mesmo numa livraria física. Enquanto isso, podemos ver dezenas de profissionais do marketing ensinando os novos escritores como fazer sucesso, relatando suas experiências de vida que lhes levaram a realizar uma trajetória, segundo dizem, extraordinária no mundo da literatura. 

Contudo, sabemos que por detrás de todo esse jogo de marketing o que realmente existe é o interesse de atrair um bom número de autores iniciantes para as editoras, casa vez mais falidas depois do surgimento das poderosas plataformas de publicação independente como a Amazon, para livros digitais, e a Blurb Books para os físicos. Locais onde o autor não precisa gastar um centavo de seu bolso para publicar, divulgar, distribuir e vender sua obra. 

Mas, o que realmente levará um escritor a ver sua história, ou qualquer outro tipo de conteúdo, alcançando cada vez mais leitores em redor do mundo? Será simplesmente saber escolher o tipo de editora ou plataforma onde publicar seu livro? Não, mas saber primeiro criar um marketing de si mesmo antes de começar a divulgar sua obra. Recentemente, ouvi alguém mencionar que se o autor de um determinado livro não possuir uma imagem reconhecida publicamente demorará ou jamais conseguirá despertar nas pessoas o desejo de conhecer seu trabalho e, com isso, se tornar seus leitores.

 E, quer saber, nada mais verdadeiro que isso. Um bom leitor sempre vive pesquisando sobre a publicação de novas obras, o surgimento de novas tendências literárias, novos autores, e se vêem alguém em destaque correm para as redes sociais e por toda a internet para tentar saber quem é e qual sua origem.

Essa é a mais pura verdade, nua e crua. Alguém que não se importa muito com a aparência acaba se tornando uma pessoa ridicularizada e rejeitada socialmente. Da mesma maneira acontece com qualquer profissional em sua área de atuação, e com um autor de livros não é muito diferente. Se os leitores buscam na internet ou redes sociais alguma informação a respeito deste ou daquele autor e nada encontram, ou se acham informações indesejáveis sobre tal elemento,  eles seriam induzidos de alguma maneira a lerem sua obra? Lógico que não, pois se a primeira impressão sobre alguém é a que fica, e esta foi de decepção, o que atrairá interesse em alguém para saber o que tal pessoa escreveu nas páginas de um livro? Por acaso teremos vontade de ler o que um desconhecido publicou?

Se um famoso publicar determinada obra literária, mesmo que ela não venha a ter lá essa relevância, fará sucesso e pode até se tornar um best seller, vendendo milhões de cópias. E porque isso pode ocorrer? Pela simples razão de ser popularmente conhecido. Assim, fica claro que para um livro fazer sucesso e alcançar muitas vendas é preciso, entre várias outras coisas, que seu autor tenha sido bastante visto e lembrado, principalmente nas conversas das redes sociais.

Quem deseja seguir carreira e brilhar como escritor neste país deve, antecipadamente, zelar pela sua aparência pública a fim de que seu trabalho literário possa vir a causar algum impacto naqueles a quem deseja alcançar. Portanto, aos autores iniciantes deixo aqui meu conselho, dizendo-lhes para que tomem extremo cuidado com sua imagem pública em todos os setores da vida,  principalmente nas redes sociais das quais participe, pois isto definirá quem você é e o que tem a oferecer aos leitores.

 Evite fazer comentários maldosos, críticos, descriminatorios, participar de debates que podem reduzir sua popularidade social e fuja de seguir pessoas ou eventos com o mínimo de significância. Fica como os famosos: proteja seu maior bem que é sua imagem pública.

Comentários